Notícias

2 de outubro de 2018

Boas práticas Agrícolas: Programa de aplicação responsável

No dia 01 de outubro foi realizado na Fazenda São Luiz em Cornélio Procópio, treinamento de boas práticas agrícolas para produtores rurais e técnicos da Vilela, através do parceiro Corteva que tem uma parceria com a Unesp-Botucatu/SP.

O treinamento tem a finalidade de orientar e informar, agricultores, técnicos e operadores de máquinas, sobre métodos de aplicação dos defensivos e o melhor uso dos equipamentos. 

Na primeira fase do treinamento foi falado da importância do uso do EPI e os riscos que se corre de não utilizar o equipamento. Dentro da parte teórica do treinamento foram apresentadas as tecnologias de aplicação. 

A Engenheira Agrônoma, Arianne Moniz, da Unesp,  explicou que é fundamental que os equipamentos de aplicação estejam corretamente inspecionados, ajustados e calibrados para o trabalho.  Os participantes puderam conhecer os principais danos causados pela deriva, as funções das pontas(bicos) e conhecer os principais tipos de jatos e como eles influenciam na aplicação. 

Após a parte teórica, foi à vez do engenheiro agrônomo, Márcio Santos, também da Unesp, mostrar na prática como funciona. Os presentes puderam ver como muda a aplicação de acordo com a velocidade do vento, a composição da calda, o tipo da ponta e a pressão. 

“Aprendemos a importância de usar pontas diferentes para herbicida e inseticida”, lembrou o produtor Reginaldo Basso. Outro ponto que chamou a atenção do produtor foi o cuidado com o maquinário. “Deixar sempre limpo, desentupido, mangueira não obstruída ou dobrada para um melhor desempenho do maquinário”. 

Na prática os produtores fizeram uma inspeção no pulverizador da Fazenda e logo após a inspeção, com base nas vazões coletadas em cada ponta foi conferida a calibração do pulverizador. Para facilitar foi apresentada uma planilha onde os dados coletados foram colocados e a mestra demostrou quais os bicos que precisam ser limpos ou trocados. 

Para o engenheiro agrônomo e produtor rural, Filipe Rubim Machado, que participou do evento, o treinamento foi muito bom. “Achei que o tempo foi bem aproveitado, não foi cansativo, foi dinâmico por mostrar a parte prática e teórica. O mais gostei de ver foi o teste e as dicas diretamente na máquina”. 

Confira alguns cliques do treinamento. 
Fonte: Mariana Lazaro – Assessoria de Comunicação Vilela
Veja outras imagens Clique nas imagens abaixo para visualiza-las em tamanho maior