Notícias

12 de setembro de 2012

Trigo/CEPEA: Preços do trigo acumulam alta de 45% no ano

Os preços do trigo no Brasil já subiram cerca de 45% no mercado disponível e de 36% no mercado de balcão em 2012. Agentes consultados pelo Cepea acreditam, ainda, em novas altas, fundamentados nos aumentos dos preços externos e na desvalorização do Real frente ao dólar. Além disso, estimativas de menores ofertas brasileira e mundial também são fatores de sustentação. 

Pesquisadores do Cepea comentam que, com a colheita do cereal brasileiro caminhando para a reta final e sem perspectivas de boa safra, principalmente para o Rio Grande do Sul, as importações devem aumentar significativamente para suprir o consumo interno. Vale considerar que, receosos de que se repetisse o baixo interesse de moinhos nacionais no período de colheita, produtores brasileiros buscaram e encontraram importadores interessados no trigo nacional.

Quanto ao mercado spot brasileiro, compradores continuam ativos, dando boa liquidez a todas as regiões pesquisadas pelo Cepea. No mercado de derivados, os negócios têm estado mais fracos devido às expressivas altas nos últimos meses.
Veja outras imagens Clique nas imagens abaixo para visualiza-las em tamanho maior